Acupuntura com agulha ou laser não melhora dor crônica de pacientes com osteoartrite do joelho

MBE em Foco - Volume 2, Issue 3

Reference: JAMA 2014 Oct 1;312(13):1313 (evidência nível 1 [provavelmente confiável])

Tem-se defendido o uso da acupuntura para o manejo de várias condições dolorosas. No entanto, faltam evidências de alta qualidade sobre sua utilização em pacientes com dor crônica no joelho. As diretrizes da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) afirmam que a acupuntura não pode ser recomendada para pacientes com osteoartrite do joelho sintomática devido à falta de eficácia (AAOS 2013 May 18 PDF). Da mesma forma, uma diretriz do American College of Rheumatology (ACR) recomenda a acupuntura tradicional chinesa apenas para pacientes com dor crônica de moderada a grave que são candidatos a artroplastia total do joelho mas não estão dispostos a se submeterem a um procedimento, têm comorbidades ou tomam alguma medicação que contraindica a cirurgia (Arthritis Care Res (Hoboken) 2012 Apr;64(4):465-4 full-text). Um ensaio clínico randomizado comparou 2 formas de acupuntura (agulha ou laser) com acupuntura simulada ou nenhum procedimento em 282 pacientes ≥ 50 anos de idade com dor crônica no joelho.

Esse ensaio incluiu pacientes que haviam tido dores no joelho durante > 3 meses na maioria dos dias, com pontuação de gravidade ≥ 4 na escala numérica de classificação (intervalo 0-10) e rigidez matinal <30 minutos, o que é consistente com um diagnóstico clínico de osteoartrite. Os pacientes receberam a intervenção de 1-2 vezes por semana durante um total de 12 semanas. Na comparação das acupunturas por agulha ou laser com a simulação a 12 semanas, não houve diferenças significativas na dor no joelho, dor ao ficar em pé ou caminhar, função física, qualidade de vida ou saúde física ou mental. Esses resultados foram consistentes quando avaliados em 1 ano.

O termo “acupuntura” pode se referir a vários tipos diferentes de intervenções, tornando-se difícil uma conclusão geral sobre sua eficácia em pacientes com doença degenerativa articular do joelho. Os resultados deste novo ensaio de alta qualidade são consistentes com outro estudo de alta qualidade que também não encontrou nenhuma melhoria significativa na dor com a acupuntura tradicional chinesa na comparação com um controle por acupuntura simulada (Arthritis Care Res (Hoboken) 2010 Sep;62(9):1229 full-text). Além disso, uma revisão Cochrane identificou 16 estudos que avaliaram pacientes com osteoartrite (12 dos quais incluíram apenas pacientes com osteoartrite do joelho), e descobriu que as melhoras clinicamente significativas na dor e na função com a acupuntura só ocorreram em comparação com o controle da lista de espera, o que sugere um efeito placebo (Cochrane Database Syst Rev 2010 Jan 20;(1):CD001977). Com base nas evidências existentes até o momento, nem a acupuntura com agulha nem a laser parecem ser eficazes para reduzir a dor crônica do joelho em pacientes com osteoartrite do joelho.

Para mais informações, veja o tópico Doença articular degenerativa do joelho no Dynamed.


Other EBSCO Sites +